Entrevista com José Walter Vazquez Filho

302

Com graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília – UNB, José Walter Vazquez Filho finaliza neste mês um ciclo de atividades na Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar) como Vice-Presidente da Associação na Região Centro-Oeste.

No histórico de sua carreira, José Walter possui a experiência no exercício de cargos de supremacia, como o de Ministro Interino da Administração e Reforma do Estado, Secretário da Administração do Estado de Goiás, Secretário de Estado dos Transportes do Distrito Federal, Presidente da Companhia Energética de Goiás – CELG, Presidente da Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos, Diretor da Companhia Energética de Brasília – CEB, Diretor da Companhia de Saneamento do DF – CAESB.

Como Vice-Presidente da Abar, ele palestrou em prol da regulação, principalmente em questões relacionadas ao saneamento básico. Atualmente também atuava como Diretor da Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal – Adasa. Na última quinta-feira (19), foi o momento de José Walter se despedir da Vice-Presidência na Abar após o término do seu mandato como Diretor-Presidente na Adasa.

Em entrevista para a Abar, ele conta como foi sua experiência na Abar e deixa uma mensagem aos associados e diretores para os próximos anos.

1 – Como foi receber essa homenagem da Abar?

Foi muito significativo para mim receber essa homenagem, uma vez que tive na Abar um grande apoio e momentos de muito aprendizado.

2 – O que você tem de recordações desse período que esteve na vice-presidência da Abar?

A troca de experiências que tive na Abar e a possibilidade de aprender com os acertos e com os equívocos que foram feitos por todos os pares. Isso faz com que nós possamos ampliar o nosso conhecimento e evitar alguns tropeços.

3 – Qual a mensagem que você deixa para aos associados e diretores da Abar?

É muito importante que a Abar explicite suas divergências internamente, para que ela crie consensos, assim irá fortalecer a Associação na busca de uma regulação melhor a nível nacional. A regulação passa por um desafio muito grande, não são todas as áreas que a possuem, então a criação de consensos é importante se para fortalecer quanto instituição, e assim enfrentar essa batalha que é a regulação nos próximos anos.

Em agradecimento ao serviço prestado na Abar, José Walter recebeu uma homenagem em nome da Associação e assinada pelo Presidente da Abar, Fernando Alfredo Franco.