ABAR transmite ao vivo palestra Espiral de Transformação Pública

327

A apresentação percorreu as agências reguladoras que buscaram a modalidade online para acesso ao conteúdo de capacitação de servidores.

Na manhã desta sexta-feira (22), a Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar) realizou a palestra Espiral de Transformação Pública, uma parceria com a Elogroup. O evento, que teve as modalidades presencial e online, trouxe uma abordagem com foco nos servidores públicos, para a exploração de princípios norteadores das transformações no âmbito do setor público.

O coordenador da Gov.Lab, braço de educação e método aberto da EloGroup, Alexandre Guimarães, aprovou o formato de apresentação da Abar e interagiu tanto com os alunos presentes na sede da Associação, como aqueles que acompanharam por vídeo diretamente das agências de todo o país. “Achei muito interessante poder mostrar o conteúdo e interagir com os participantes”, destacou Alexandre em sua primeira palestra utilizando as tecnologias para alcançar alunos de diversos Estados.

Alexandre respondeu às perguntas e detalhou o conteúdo.  “O Espiral nasceu de uma percepção de que muitos projetos nas organizações públicas acabam não gerando os impactos desejados, pois trabalham apenas o âmbito técnico, no planejamento da solução, e acabam não explorando outras dimensões que fazem muita diferença, como a articulação política e a dimensão comportamental, tanto de quem está dentro da organização quanto dos usuários dos serviços que pretendemos transformar”, explicou o coordenador.  

Para Alexandre, foi um grande passo ter um espaço na Abar para atualizar os conhecimentos das agências reguladoras sobre o tema. “As organizações que fazem parte do segmento da regulação, possuem desafios muito importantes, e nós temos muita convicção de que esse trabalho de transformação é algo essencial se quisermos dar um salto em maturidade regulatória no Brasil”, afirmou.

A coordenadora tarifária da Agência Reguladora de Serviços Públicos no Rio Grande do Norte(Arsep) Marilda Fernandes foi uma das alunas da modalidade presencial. Ela afirmou que vai aplicar os conhecimentos no exercício de suas funções na agência e elogiou a Abar. “Quero agradecer a Abar por essa oportunidade de participar dessa palestra aqui em Brasília”, afirmou a servidora.

Em uma das salas de reunião da Agência Reguladora do Paraná(Agepar), por exemplo, cerca de 15 servidores fizeram perguntas ao palestrante e se manifestaram nos meios digitais. A diretora de relações institucionais e ouvidoria da Agepar, Daniela Miranda, relata que foi um grande aprendizado para todos que participaram à distância da palestra. “Isso vai colaborar muito para transformação em si e inovação de princípios da gestão para a regulação” reforça Daniela.

Para o ano de 2020, a Abar pretende dar continuidade aos cursos presenciais e online para capacitação dos servidores da agências reguladoras.

Servidores de várias agências reguladoras acompanharam a palestra através da modalidade online.


Acesse os certificados clicando aqui.