Americana sediará reunião sobre “benchmarking colaborativo” em fiscalização de saneamento

1112

Paralelamente às reuniões das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), que ocorrerão em Americana (SP) no fim deste mês, outros eventos de interesse dos associados e demais entusiastas da regulação serão sediados na agência reguladora ARES-PCJ. Entre eles acontecerá no dia 26 de junho a reunião de apresentação do projeto: “Gestão dos processos de fiscalização das agências reguladoras de saneamento, com a utilização da metodologia do benchmarking colaborativo”, realizado com as agências reguladoras dos setores de água e esgoto.

Esse projeto traz uma metodologia diferenciada, que permitiu conhecer os processos de gestão e boas práticas, o que nos possibilita elaborar um modelo de evolução do processo de fiscalização, respeitando a cultura e aspectos legais, individuais e locais de cada agência, além de criar documento de referência para a gestão da fiscalização.

A reunião contará com a colaboração dos representantes das Agências participantes do projeto: Ares-PCJ, Arcon-PA, Agir, Arsban, Adasa e Arsesp e diretores convidados da Abar.

“Cada agência tem sua realidade e uma forma específica de se organizar com suas demandas particulares, geográficas e recursos”, disse Rodolfo Gustavo Ferreras, superintendente da Arsesp.

Segundo Marlene Amorim, da Arsesp, “o benchmarking colaborativo integra pessoas para trocas de informações, e neste caso entre as agências reguladoras, para que elas possam aprender umas com as outras por meio de experiências, sempre propondo soluções práticas.”

Segundo Flavia Santina, também da Arsesp, “com a aplicação da melhoria no processo de fiscalização das agências, avança também a prestação dos serviços para os usuários dos serviços de água e esgoto.”

Americana (SP) sediará reunião sobre Transparência e demais Câmaras Técnicas