ARSBAN e ARSESP realizam colaboração para criação de um guia para as reguladoras

606

Em visita na manhã desta quarta-feira (24), a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal – ARSBAN recebeu a equipe da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP. A visita tem como tema a discussão sobre os procedimentos de fiscalização das agências reguladoras e tem como objetivo dar continuidade ao projeto de Benchmarking Colaborativo, uma iniciativa da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR junto à Agência paulista.

O benchmarking colaborativo é um método gerencial utilizado para comparar os processos com outros similares, no nosso caso o objetivo de entender as práticas que conduzem ao desempenho superior das atividades da ARSBAN, assim como identificar pontos baixos em seus processos. Na gestão pública, a busca é por adaptar e implementar melhores práticas de forma mútua, assim aumentando a eficiência, eficácia e efetividades dos programas governamentais.

A programação da visita, que se divide em dois dias, reservou para a quarta-feira a apresentação dos principais procedimentos de fiscalização da ARSBAN, além de finalizar o roteiro de acompanhamento das fiscalizações que foram realizadas em conjunto com a equipe paulista na manhã da quinta-feira (25) pelo município. A ARSESP também apresentou a composição do projeto de benchmarking, que tem como produto final a produção de um guia modelo de atividades para todas as agências reguladoras do país.