Comitê criado pela ARSAM realiza Workshop nesta quarta-feira na UEA

431

O Comitê de Obras Públicas Integradas (Copi) vai realizar nesta quarta-feira (20/06), das 8h até 17h, o 3º Workshop, com o tema “Eficiência da Execução nas Intervenções em Áreas Públicas”. O evento será realizado na sede da Escola Superior de Tecnologia da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada na avenida Darcy Vargas, Nº 1200, bairro Parque Dez de Novembro, zona-centro sul de Manaus.

O credenciamento e a sessão de abertura, estão programados para serem realizados até às 9h30. Os palestrantes do primeiro ciclo de palestras do Workshop serão o  professor da UEA, Ronaldo Mannarino, que vai explanar sobre “Planejamento e Gestão de segurança do trabalho”; o engenheiro mecânico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Thyago Pereira, que  vai falar sobre “A fiscalização do Crea-AM nas obras localizadas em vias públicas”. Além deles, os arquitetos e urbanistas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), José Junior e Gabriela Marques, também estarão presentes e vão realizar uma apresentação sobre “O Papel do CAU na fiscalização de obras e intervenções em vias públicas’’.

O segundo ciclo de palestras começa às 13h15, com o professor da UEA, Francisco Rocha, falando sobre “Condições de Segurança e Durabilidade de Estruturas de Concreto Armado”. Logo em seguida,  a palestra sobre ‘’Regularização de obra ou evento com interferência viária” dará continuidade ao Workshop e será ministrada pelos engenheiros da Manaustrans, Mesaque Silva e Esterfeny Guedes Pires, bem como a palestra “Normas e procedimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para a construção às margens das rodovias federais”, que será apresentada pelo engenheiro civil, Raimundo Rodrigues.

O arquiteto urbano Lúcio Albertino da Rocha, da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), também vai estar presente e fará uma exposição sobre ‘’Aprovação dos Projetos de Drenagem e Autorização para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)’’ e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Karla Bitar, realizará a última palestra do evento que será sobre as “Medidas de Preservação do Patrimônio Cultural em Obras Públicas”.

Evento visa promover interação técnica
De acordo com o primeiro secretário do Copi, Ricardo Lima, entre as atribuições que competem a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) de regulação e fiscalização dos serviços públicos de transporte rodoviário intermunicipal coletivo de passageiros e gás natural canalizado está o de presidir o comitê, papel desempenhado, segundo ele, com excelência, pelo gestor Walter Cruz.

Lima acrescenta que o 3º Workshop do Comitê vai promover um momento de interação técnica entre os representantes das diversas entidades governamentais, concessionárias prestadoras de serviços e acadêmicos de engenharia e áreas afins. “O III Workshop visa explanar sobre a segurança tanto dos funcionários durante a execução de obras públicas,quanto em torno da área onde está sendo feita a intervenção preservando os demais serviços entregues nas mediações , apresentando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e o diferencial deste ano é a mostra de stands que estará disponível ao público em geral para informações  sobre os serviços tanto dos órgãos públicos quanto das concessionárias” acrescentou.

Imagem: ARSAM