ADASA Na Escola concorre a prêmio internacional de inovação

576

O Programa Adasa na Escola, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal, foi selecionado para o Project Innovation Awards, prêmio internacional destinado a projetos de inovação, pesquisa e tecnologia no setor de recursos hídricos em, todo o mundo.

O programa de educação ambiental Adasa na Escola tem como propósito capacitar alunos e professores da educação infantil e do ensino fundamental das redes pública e particular do Distrito Federal. O objetivo é formar agentes multiplicadores de práticas sustentáveis em relação aos usos múltiplos da água e destinação adequada dos resíduos sólidos. Para isso, conta com equipe técnica especializada e ampla variedade de recursos didático-pedagógicos, como cartilhas, módulos de planos de aula para os professores e cadernos de exercícios para os alunos.

Além de palestras, o programa inclui dinâmicas como a pesca de resíduos, amarelinha ambiental e corrida do lixo seco e úmido. O Adasa na Escola é coordenado pela Superintendência de Planejamento e Programas Especiais da Adasa e tem como principais parceiros a Secretaria de Educação e a Universidade de Brasília (UnB).

O convite para o prêmio internacional foi durante 8° Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, quando uma representante da associação que promove o concurso, a International Water Association (IWA), demonstrou interesse pelo programa exposto na Vila Cidadã.

“A representante do IWA ficou impressionada com a nossa metodologia, que segundo ela, aborda o tema de uma forma não habitual, diferente da linguagem objetiva usada por projetos voltados para regulação em outros países”, relatou a responsável técnica pelo Adasa na Escola, Cassia Van Den Beusch. O programa foi inscrito na categoria Governança, Instituições e Empreendimento Social.

O Project Innovation Awards premia há 12 anos seis categorias, dentro de temas voltados para o setor de água. O Adasa na Escola concorrerá com outros projetos voltados para inovação social e empreendedorismo com foco na contribuição para a gestão sustentável da água. Os vencedores em cada categoria receberão medalhas de ouro, prata e bronze.

Visibilidade e Parceria

Na avaliação de Cássia Den Beusch, a participação do Adasa na Escola no 8° Fórum Mundial da Água foi importante não só para dar visibilidade mundial ao programa, mas também para fortalecer parcerias importantes como a Universidade de Brasília (UNB). “Graças à imprescindível participação voluntária dos alunos do programa Pare, Pense e Descarte e Agente Ambiental Mirim, da UNB, conseguimos atender a milhares de crianças que visitaram a Vila Cidadã”, afirmou.    

O Adasa na Escola esteve presente em dois espaços do 8° Fórum Mundial: na Vila Cidadã, com atividades educativas voltadas para a conscientização do uso racional da água e conservação hídrica, e na Expo, reservada para os inscritos do Fórum, onde foram detalhadas as ações desenvolvidas pelo programa, desde a sua implementação, em 2010.