ANTAQ recebe chefe da Unidade de Serviços de Infraestrutura da Cepal

435

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Francisval Mendes, recebeu na manhã de terça-feira (17), na sede da Autarquia, em Brasília, a chefe da Unidade de Serviços de Infraestrutura da Comissão Econômica para América Latina e Caribe – Cepal, Azhar Jaimurzina.

A economista veio falar sobre o projeto da Comissão e do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Prata (Fonplata), com vistas à formulação de uma base de dados comum sobre o transporte fluvial nos países da bacia platina – Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Na ANTAQ, além do diretor, Azhar foi recepcionada por assessores da Diretoria e técnicos das superintendências de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade (SDS) e de Outorgas (SOG), e assistiu a uma apresentação sobre o Sistema de Desempenho Portuário, produzido pela Agência.

“Hoje recebemos em nossa casa a Sra. Azhar Jaimurzina, da CEPAL, que muito nos honra em obter os dados estatísticos publicados pela Agência. O nosso Sistema de Desempenho Portuário já é maduro e consolidado, sendo referência nacional e internacional em dados estatísticos aquaviários. O SDP teve início em 2004 e, desde 2010, conta com estatísticas de todas as instalações portuárias brasileiras”, afirmou Mendes.

A chefe de Serviços de Infraestrutura da Cepal explicou que a proposta é concluir o projeto em dois anos. “Nesse período, faremos a recompilação dos dados disponíveis, incluindo o transporte de mercadorias, frota, infraestrutura e indicadores de desempenho econômico e ambiental”, disse.

Azhar informou que a proposta é também realizar uma oficina, para geração de capacidades sobre dados do transporte fluvial, e um seminário internacional a respeito do tema com a presença de ministros das áreas de transportes e obras públicas, e autoridades da Fonplata. De acordo com a economista, após o encontro na ANTAQ, ela se encontrará com interlocutores dos outros quatro países da Bacia do Prata.

Além do diretor Francisval Mendes, participaram da reunião o superintendente da SDS, Arthur Yamamoto, os gerentes de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, Fernando Serra, de Desenvolvimento e Estudos (GDE), Cláudio Soares, e de Autorização da Navegação, Eduardo Queiroz, a assessora da Diretoria, Jacqueline Wendpap, e o assessor internacional substituto, Rodolfo Vasconcelos.