MOB celebra dois anos do Programa Travessia e anuncia a ampliação do Serviço

544

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) realiza uma homenagem aos dois anos do Serviço Travessia, na próxima quarta-feira (28), às 11h na sede do Governo do Maranhão. Durante a solenidade serão homenageados dez usuários que mais participaram do Travessia, além de ser anunciado a ampliação do Serviço para mais seis municípios no Estado. Operado em quatro veículos do tipo VAN, adaptadas, climatizadas e com capacidade para levar até três pessoas com deficiência, o Travessia já atendeu cerca de 35 mil pessoas.

De acordo com o presidente da MOB, Lawrence Melo, o Serviço Travessia, que é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado do Maranhão, dialoga as políticas públicas de inclusão social e atua diretamente com o tema da acessibilidade. “A MOB possibilita as pessoas com deficiência, cadeirantes, deficientes visuais e crianças com hidrocefalia e microcefalia que elas possam realizar o seu deslocamento porta a porta de sua residência até o local onde realizam suas atividades, que podem ser na área da saúde, educação e lazer que incluem praia e cinema”, disse.

Segundo Lawrence a ampliação do Serviço irá favorecer ainda mais a vida das pessoas com deficiência no estado do Maranhão. “Com a interiorização do Travessia vamos incluir mais pessoas para serem beneficiadas nesse importante Serviço. Vamos atuar na Baixada Maranhense, no município de Pinheiro, Região Central do Estado, no município de Bacabal, Presidente Dutra, área leste do Estado, Caxias e Timon, além do município de Açailândia na região Tocantina. Essas ações conversam com a política do estado no que diz respeito a inclusão social e cidadania da população maranhense”, afirma.

Para a coordenadora do Serviço Travessia, Cricielle Muniz, o Governo de Estado tem avançado no que diz respeito às políticas públicas das pessoas com deficiência. “O Travessia tem garantido cidadania a população maranhenses, realizamos um Serviço que mobiliza de forma positiva a vida das pessoas, oportunizando nosso público a possibilidade de uma vida com mais dignidade. Com a ampliação e interiorização do Travessia vamos continuar o nosso trabalho de levar a acessibilidade e qualidade de vida para as pessoas”, disse.

Dados do Travessia
O Serviço opera com quatro vans, que realizam a viagem com três cadeirantes e três respectivos acompanhantes, além de duas pessoas com deficiência visual, totalizando oito passageiros por viagem. No ano de 2017 foram realizados 736 cadastros no município de São Luis e cerca de 15.090 viagens, desse total, 7.710 eram de cadeirantes, 1.862 deficientes visuais e 1.686 crianças com microcefalia e hidrocefalia.

Em Imperatriz o Serviço Travessia atende as cidades de Davinópolis, Senador Lá Roque e João Lisboa, em 2017 foram realizados 9.813 viagens entre pessoas com deficiência física e visual. Desse total 7.951 são cadeirantes e 1.862 são deficientes visuais. Para este ano de 2018 o objetivo e ampliar o Serviço, superando o número de atendimentos.