ARTESP apreende 32 veículos de transportes clandestino de passageiros na Operação Aparecida

666

Em razão do feriado de Nossa Senhora Aparecida, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) reforçou a fiscalização que visa coibir o transporte irregular de passageiros na região. Desde o dia 6/10, início das caravanas e romarias de fiéis ao Santuário, a Agência fiscalizou 257 veículos — e, deste total, 32 foram apreendidos por estarem realizando transporte intermunicipal de passageiros sem licença. O transporte clandestino representa inúmeros riscos aos passageiros, uma vez que os veículos não passam pelas vistorias de segurança para esse fim e não há garantia de que o motorista seja habilitado para esse tipo de transporte. Fora isso, em caso de acidente, não há seguro para os passageiros. Somente nesse ano, entre janeiro e setembro, a fiscalização da Artesp apreendeu 1.146 ônibus clandestinos em todo o Estado. A Operação Aparecida ocorre em conjunto com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e com o apoio da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo.

Em seu site, a Artesp coloca à disposição uma ferramenta para o passageiro consultar se o ônibus é registrado e está com as vistorias em dia, cuidados essenciais que devem ser tomados antes de contratar um fretamento para viagens no Estado de São Paulo. Basta ter o CNPJ da empresa que pretende contratar ou a placa do ônibus para uma pesquisa ainda mais completa. Quem já estiver em viagem nesse feriado pode fazer a consulta para o retorno. No site, também há uma consulta “origem/destino” para verificar quais empresas atendem o roteiro desejado para esse feriado prolongado. Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações sobre o serviço prestado pelas empresas, os passageiros podem entrar em contato com a Ouvidoria da Artesp pelo telefone 0800.727.83.77 ou pelo e-mail ouvidoria@artesp.sp.gov.br.

Confira abaixo, orientações da ARTESP para uma viagem de ônibus com mais segurança. O endereço do site da Artesp para as consultas é www.artesp.sp.gov.br.

  • Somente viajar com empresas autorizada;
  • Usar o cinto de segurança;
  • Manter-se sentado e com cinto de segurança afivelado sempre que o veículo estiver em movimento;
  • Não carregar perto de si objetos pontiagudos e/ou cortantes;
  • Levar dentro do veículo somente objetos pequenos e leves;
  • Acomodar a bagagem de mão no porta-embrulhos;
  • Falar com o motorista somente o necessário;
  • Seguir as recomendações de segurança da empresa transportadora.