Diretores e técnicos da ARSESP participam do segundo dia do X Congresso Brasileiro de Regulação

546

Na última quinta-feira (28), segundo dia do X Congresso Brasileiro da ABAR (Associação Brasileira das Agências Reguladoras), equipe técnica e diretores da Arsesp participaram de diversas mesas, painéis e debates sobre temas do setor de Saneamento Básico, Energia Elétrica e Gás Canalizado. O evento se estendeu até a sexta-feira (29) e teve uma programação repleta de trabalhos técnicos e outras exposições relacionadas ao tema regulatório.

A Agência esteve com estande instalado na feira de exposições recebendo os visitantes que procuravam esclarecimentos sobre os serviços públicos regulados pela agência. Os visitantes também tinham acesso aos materiais institucionais da ARSESP.

A Ouvidora Maria Eugênia Bonomi Trindade abriu os trabalhos técnicos deste segundo dia de Congresso com tema: “A Importância da Estrutura das Ouvidorias para o Desenvolvimento da Regulação”. Na sequência Luiz Antônio de Oliveira Júnior, da Diretoria de Saneamento, falou sobre “Os Planos Municipais de Saneamento na Revisão Tarifária da Prestação de Serviços regionalizada”; e continuou no segundo painel sobre a “Atuação das Agências Reguladoras na Fiscalização da Qualidade da Água Distribuída”.

Eliésio Francisco da Silva, da Diretoria de Gás Canalizado, participou da mesa setorial de Energia (Todas as Fontes) e Setorial Transportes (Todos os Modais), sobre o tema: “Aspectos Técnicos e Regulatórios Relativos à distribuição de Biometano por Redes de Gás Canalizado e a Proposta da Deliberação da Arsesp”.

Da Diretoria de Energia Elétrica, Evando Magalhães Moreira, esteve na mesa setorial ‘temas diversos’, com mediação de Camila Elena Muza Cruz, da Diretoria Econômico-Financeira, e palestrou sobre o assunto: “Regulação dos Novos Canais de Relacionamento com o Cliente – Uma Tendência a Ser Cumprida”.

O Diretor de Relações Institucionais, Paulo Góes, falou sobre “A Regulação e o Código de Defesa do Consumidor”.

O Diretor Presidente, José Bonifácio de Souza Amaral Filho, participou do Simpósio Satélite, na parte da tarde, e palestrou sobre “O Papel das Agências Reguladoras como Coadjuvantes das Políticas Públicas”. Fechando os trabalhos, Hélio Luiz de Castro, Diretor de Saneamento, participou do painel “O Papel das Agências Reguladoras na Gestão de Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Resíduos Sólidos”.