7ª Semana Lago Limpo da ADASA começou ontem com diversas ações

627

 

A 7ª Semana Lago Limpo começou ontem (11) e vai até sábado (16), com diversas ações e atividades educativas, culturais e esportivas voltadas à preservação e limpeza do Lago Paranoá, dando foco à participação e ao envolvimento da população nas questões relacionadas aos recursos hídricos.

O evento anual, realizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para promover a limpeza e proteção do Lago Paranoá, contará com coleta de lixo nas margens do lago e curso de capacitação para professores das redes pública e privada.

O principal objetivo da Semana Lago Limpo é conscientizar e envolver a população nas práticas de sustentabilidade, principalmente na destinação correta e descarte dos resíduos. Para isso, durante a semana todos os cidadãos e parceiros do Distrito Federal são convidados a unir forças nas diversas ações desenvolvidas em prol do meio ambiente e da qualidade de vida.

Ainda como parte das atividades, equipes de técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa e Polícia Militar do DF irão vasculhar a orla do Paranoá para identificar captações irregulares de águas e lançamentos de efluentes, que podem resultar em advertências e multas que variam de R$ 100 a R$ 10 mil. Somente no ano passado, foram identificadas 60 captações irregulares e 14 lançamentos de efluentes não autorizados no Lago.

A limpeza das bordas será feita em cinco áreas: Bosque do Ibram (ao lado da Ponte Honestino Guimarães) no lado direito de quem chega ao Lago Sul; Ponte das Garças – à direita e à esquerda da saída da ponte –avenida das Nações; QL 24, saída da Ponte JK, no Lago Sul; e no Pontão do Lago Sul. Os trabalhos ocorrerão durante os cinco dias de evento e a coleta de lixo será realizada por equipes da PMDF, reeducandos da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (SESIPE) e da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP) e pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).

A Semana Lago Limpo encerrará no sábado com a Capacitação em Educação Ambiental de 60 professores da rede de ensino do DF, por meio de aulas no Barco Escola Mar de Brasília. Durante o período da manhã serão realizadas atividades de limpeza feitas por mergulhadores parceiros (das escolas de mergulho de Brasília), oficina de reciclagem, teatro infantil e ação de mídia. Os interessados em participar voluntariamente da limpeza da orla do Lago Paranoá podem se inscrever no link http://www.portaldovoluntariado.df.gov.br/projetos/semana-lago-limpo-2017.

Confira a programação aqui.