ANTAQ e ANTT se reúnem para discutir acessos ferroviários

601

Diretores da ANTAQ e da ANTT se reuniram na terça-feira (15), na sede da ANTAQ, em Brasília, para discutir a situação dos acessos ferroviários aos portos organizados. Foi a segunda reunião para debater o assunto solicitada pelo diretor-geral da ANTAQ, Adalberto Tokarski. Participaram os diretores da ANTT, Jorge Bastos (geral) e Marcelo Vinaud, além de representantes da área técnica da ANTAQ.

Durante o encontro, foi proposto pela ANTT a publicação de uma portaria em conjunto (ANTAQ e ANTT), definindo nomes de representantes das duas instituições que irão elaborar um plano de ação cujo objetivo será melhorar os acessos ferroviários aos portos organizados. A ideia é que se crie um grupo de trabalho, composto por três servidores de cada Agência, para discutir como serão essas atividades.

A ANTAQ já elaborou um relatório sobre a situação dos acessos ferroviários dos portos organizados. No estudo constam quais são as empresas concessionárias que operam a ferrovia, tipos de cargas movimentadas, quantidade de composições (nº de vagões), origem e destino das mercadorias, condições da malha ferroviária, principais dificuldades de acesso aos terminais arrendados, entre outras informações relativas aos portos de Fortaleza, Santos (SP), Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro, Paranaguá (PR) e Itaqui (MA). A ideia é ter um diagnóstico de todos os demais portos que possuem acesso ferroviário.

Leia mais aqui.