ANA autoriza nova redução da vazão do São Francisco em Sobradinho

558

RTEmagicC_sab_bah_dim_abr17112015_050.jpgA Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reduza a vazão mínima dos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e de Xingó, entre Alagoas e Sergipe. A decisão está no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) e já vale de maneira imediata, dependendo apenas de uma autorização do Ibama. A nova regra valerá até 30 de novembro deste ano, informa a ANA.

Com a medida, a redução nos reservatórios de Sobradinho e Xingó será a uma média diária de 600m³/s e instantânea de até 570 m³/s.

Por conta da falta de chuvas da região, a medida evita que os reservatórios fiquem vazios em caso de uma vazão maior. Por outro lado, a retenção pode ter impacto negativo do ponto de vista ambiental para comunidades ribeirinhas – sem força, o rio fica mais raso nas margens.

Leia mais em: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/bahia/noticia/ana-autoriza-nova-reducao-da-vazao-do-sao-francisco-em-sobradinho/?cHash=db2b4bda6ec91e4b8f5b5f9815dad6f4