O 8º Fórum Mundial da Água ocorre pela primeira vez no hemisfério sul

A cada três anos é realizado o Fórum Mundial da Água, em 2018 o evento ocorre em março, no Brasil, e será feito em Brasília.

1956

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos com os objetivos de aumentar a importância da água na agenda política dos governos e promover o aprofundamento das discussões, troca de experiências e formulação de propostas concretas para os desafios relacionados aos recursos hídricos. A organização do 8º Fórum é realizada pelo Governo Federal, pelo Governo do Distrito Federal e pelo Conselho Mundial da Água.

Iniciativa do Comitê Diretivo Internacional do Fórum, a plataforma Sua Voz foi criada para favorecer o debate sobre os temas centrais do evento e está disponível no site do 8º Fórum Mundial da Água. A ferramenta permite que cidadãos de qualquer lugar do planeta, com acesso à internet, compartilhem ideias, experiências, soluções e façam sugestões que podem ser incluídas no encontro mundial. Os diálogos vão acontecer em salas de discussões com os temas: clima, desenvolvimento, ecossistemas, finanças, pessoas e urbano.

Os participantes terão a oportunidade de expressar suas opiniões e contribuições para enriquecer os debates sobre os rumos da gestão da água no mundo em três rodadas de discussões que vão durar oito semanas cada. A primeira etapa começou em fevereiro e vai até abril, seguida por uma votação mundial para identificar as questões mais relevantes a respeito da água. As discussões online são coordenadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), coorganizadora do 8º Fórum, em coordenação com a Secretaria-Executiva e demais instâncias de organização do Fórum.

Além disso, será realizado entre os dias 27 e 29 de junho, em Brasília, lançamento do 8º Fórum Mundial da Água, “Kick Off”, e a ABAR foi convidada. Também estarão no evento entes reguladores de toda a América Latina e Caribe, da Ásia, Europa e América do Norte. A Abar é anfitriã no evento e terá participação ativa nas discussões que serão encaminhadas ao Fórum Mundial da Água, em março de 2018. Os dirigentes da Abar que tiverem interesse em participar devem fazer as inscrições por meio do link: http://www.worldwaterforum8.org/news/2nd-stakeholder-meeting-register

Veja mais informações, acesse: www.worldwaterforum8.org