Arce fiscalizará quatro municípios e três distritos após o Carnaval

779

Depois do Carnaval, técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, irão realizar fiscalizações na área de saneamento básico em quatro municípios. De 6 a 10 de março, os analistas estarão na sede de Chaval, na cidade de Barroquinha e no distrito de Bitupitá. Do dia 20 ao 24, eles se deslocarão até Jaguaretama, Ocara e Sereno de Cima. As ações têm como propósito aprimorar os serviços prestados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, prezando pela qualidade do fornecimento de água e de esgotamento sanitário.

Esse tipo de atividade visa verificar as condições operacionais, inclusive o atendimento na área comercial, além de analisar aspectos relacionados à adequação à gestão ambiental. Finalizados os trabalhos, cabe à Agência Reguladora expedir relatório sobre os serviços prestados à população, inclusive nos âmbitos comercial e de atendimento, com foco no tratamento, adução, reservação e distribuição, tudo em conformidade com as prescrições constantes nas leis, normas e regulamentos específicos do setor.

Na atividade comercial, a Arce observa a infraestrutura, o tipo de atendimento realizado e os procedimentos adotados. “A probabilidade de chuvas dentro dessa média é de 43% para os meses de março, abril e maio”, prevê a Funceme. O prognóstico, divulgado pela Fundação, na manhã de ontem, terça-feira (21), também projeta 20% de chance de chuvas acima da média e 37% de probabilidade de precipitações abaixo da média.

Apesar da expectativa, ações de segurança hídrica devem permanecer, já que as recargas aos açudes nos dois primeiros meses do ano ainda não são suficientes. A Arce tem trabalhado para que haja uso racional de água, tendo, no final de 2015, regulamentado medidas de contingência e emergência, conforme a Resolução Arce 201/2015. As medidas são aplicadas desde dezembro de 2016, junto a clientes atendidos pela Cagece que não apresentaram redução no consumo de água (inicialmente 10% e depois 20%).

 

Fonte: Arce