Belém será palco do primeiro evento do Rumo a Brasília 2018

883

A cidade de Belém (PA) será palco do primeiro evento do Rumo a Brasília 2018, entre os dias 9 e 12 de junho, na Estação das Docas. Chamado “O Norte das Águas”, ele contará, na abertura, com palestra do velejador, navegador e escritor Amyr Klink, no teatro Maria Sylvia Nunes e tem o objetivo de discutir a gestão dos recursos hídricos na Amazônia e na região Norte do Brasil. O Norte das Águas é a primeira das seis programações preparatórias ao Fórum Mundial da Água e que serão promovidas pelo Conselho Mundial da Água ainda nas cidades de Salvador, São Paulo, Foz do Iguaçu, Tijuana (México) e Santiago (Chile).

Newton Azevedo é conselheiro da Abdib, coordena as atividades do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da entidade e é um dos 36 governadores do Conselho Mundial da Água como representante da Abdib. Ele avalia que deflagrar os debates do Fórum Mundial da Água pela Amazônia é um indicativo da relevância de ouvir e sentir os anseios da região, respeitando suas especificidades, necessidades e problemas.

O programa Rumo a Brasília 2018 e o Fórum Mundial da Água em Brasília em 2018 são iniciativas que contam com o apoio da Abdib. A entidade é integrante do Conselho Mundial da Água e tem assento na instância de decisão da instituição. “Ao realizarmos um encontro como este nas cidades, deixaremos como legado essas capacitações, uma maneira de formar futuros líderes no tema”, explicou Newton Azevedo.

A Abdib aproveita a oportunidade de realizar a oitava edição do Fórum Mundial da Água no Brasil em 2018 para engajar a sociedade e agentes públicos e privados, como governos, empresas, universidades e outras instituições na transformação do cenário dos recursos hídricos no país e no continente, por meio do fortalecimento das políticas públicas, da participação das instituições, e aprimorando a legislação.