Adasa escolherá empresa para projetar recuperação do Canal do Rodeador

747

 

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) fará, às 9h desta quarta-feira, 8, um pregão eletrônico para a seleção de empresa que assumirá a preparação do projeto executivo de adutora de água bruta e sistema de distribuição de água do Canal de Irrigação do Rodeador, que fica na Bacia do Rio Descoberto. O valor estimado pela Adasa para investimento na preparação do projeto executivo é de R$ 374.879,25. Só depois desse documento pronto será possível mensurar o quanto custará a obra e quando ela ficará pronta. O Canal do Rodeador é o maior do Distrito Federal, com 32 quilômetros de extensão, e hoje serve para abastecer mais de 100 irrigantes.

O projeto que a Adasa encomendará à empresa vencedora do pregão eletrônico deverá atender o objetivo básico de aumentar a eficiência no uso da água no canal. Isso permitirá que os irrigantes continuem a dispor da água para a produção de alimentos e, ao mesmo tempo, aumentará a quantidade de água que chega ao Reservatório do Descoberto.

Uma estimativa inicial da Agência indica que a obra poderá reforçar a captação da barragem em 250 litros por segundo, ganho que é consequência da diminuição da perda com vazamentos, infiltrações e por meio da evaporação. Essa quantidade de água a mais no canal seria suficiente para o abastecimento de uma cidade com 120 mil habitantes.

A preparação do projeto executivo para recuperação do Canal do Rodeador é uma iniciativa da Adasa que tem relação direta com a segurança hídrica da população do Distrito Federal.

Mais informações sobre o pregão eletrônico estão disponíveis no site da Agência, por meio do link http://www.adasa.df.gov.br/licitacoes-em-andamento/pregoes-eletronicos.

 

Fonte: ADASA