ARES-PCJ dá continuidade em Projeto de redução de perdas hídricas

701

Na última sexta-feira, o Diretor Técnico Operacional, Carlos Roberto Gravina, o Coordenador de Fiscalização, Daniel Manzi e a Analista de Fiscalização da ARES-PCJ, Daniele Ramirez, estiveram reunidos com representantes da empresa Itron, em Americana, para discutirem os próximos passos do Programa de Distrito de Medição e Controle (DMC), que visa a identificação e redução de perdas reais de água em municípios associados à Agência.

O projeto, inicialmente, foi aplicado no município de Santa Bárbara D’Oeste e teve início em dezembro de 2015 e realizado por todo o ano de 2016. Em 2017, a continuidade dos trabalhos entre ARES-PCJ, Itron e DAE Santa Bárbara d’Oeste servirá para monitoramento dos dados que o sistema fornece e extrapolação de indicadores úteis a todos os municípios associados.

O Programa DMC é inspirado em modelo semelhante ao realizado no sul da França, mais precisamente na cidade de Saint Ambroix. O Diretor Geral da ARES-PCJ, Dalto Favero Brochi, e o Diretor Técnico Operacional, Carlos Roberto Gravina, estiveram reunidos com autoridades do setor de saneamento daquela localidade, em 2015, e puderam obter mais informações sobre a aplicação do projeto, que segundo autoridades francesas, foi possível reduzir de 65% para 35% as perdas hídricas na Bacia hidrográfica daquela região.

Fonte: Ares-PCJ