ABAR participa da 1ª Oficina de Trabalho “Gás para Crescer”

927

Na tarde desta segunda-feira (5), o vice-presidente Sudeste da ABAR, e também Coordenador da Câmara Técnica de Gás e Conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro – AGENERSA, Moacyr Almeida Fonseca,  participou da 1ª Oficina de Trabalho do Projeto “Gás para Crescer”, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Trata-se do primeiro de uma sequência de eventos técnicos, que visam discutir com os agentes do setor os temas que integram a iniciativa.

O objetivo da evento é lançar as bases para um mercado de gás natural com diversidade de agentes, liquidez, competitividade, acesso à informação e boas práticas, e que contribua para o crescimento do País. As premissas dessa iniciativa compreendem adoção de boas práticas internacionais, aumento da competição, diversidade de agentes, maior dinamismo e acesso à informação, participação dos agentes do setor e respeito aos contratos, de modo a construir um ambiente favorável à atração de investimentos, prioritariamente privados.   A execução das atividades, no âmbito dessa iniciativa, leva em conta uma construção estratégica envolvendo os agentes do segmento do gás natural no Brasil.

Lançada pelo Ministro de Estado de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, em junho deste ano, a iniciativa tem como objetivo propor medidas concretas de aprimoramento das normas do setor de gás natural, tendo em vista a redução da participação da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras. As ações são coordenadas pelo Ministério de Minas e Energia, que forma, em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).