ARSAM avalia Simulado de Emergência de Gás Natural

1181

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas – ARSAM participou como avaliadora, do Simulado de Emergência de Gás Natural, realizado na manhã de hoje (31), pela Companhia de Gás do Amazonas, no Km 1, da Rodovia BR 174. A ação, em parceria com órgãos estaduais e municipais de segurança, saúde e infraestrutura, teve como objetivo avaliar o tempo de resposta dos mesmos, para atendimento de emergência, em situações excepcionais, como o vazamento de gás a partir de um rompimento ocasionado por retroescavadeira na rede subterrânea de distribuição da Companhia de Gás do Amazonas – CIGÁS, que é monitorada 24h.

De acordo com Sélvio Picanço, engenheiro responsável pelo serviço de gás, regulado pela ARSAM, a realização do simulado envolve práticas e medidas que possam evitar ou minimizar os riscos à saúde e à segurança dos usuários e da comunidade em geral. “Ações integradas são proativas, e minimizam os perigos causados pela inadequada utilização da rede de gás. Além disso, traz melhorias obtidas através dessas experiências”, declarou.

Cabe à ARSAM fiscalizar a execução dos serviços prestados pela CIGÁS, zelando pela qualidade e eficiência, avaliando o cumprimento das metas e padrões estabelecidos pelo contrato de concessão, impondo medidas corretivas e sanções, quando for o caso. Participaram do simulado os órgãos que fazem parte do Plano de Ação de Emergências (PAE) da Cigás: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).