Curso da Abar no Amazonas reúne agências de todo país

973

Nesta quarta-feira (8), o Curso de Capacitação Regional da Abar, na Região Norte, reuniu, no primeiro dia, 37 servidores de diversas agências do país. Participam do evento: Arsam (AM), SRJ (SP), Agepar (PR), Arcon (PA), Agerb (RO), ATR (TO), Aruanã Transportes (AM), Manaus Ambiental (AM) e Cigás (AM). O evento, que começou hoje, será realizado ainda nos dias 9 e 10 de junho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). O objetivo do curso é contribuir com o aperfeiçoamento dos participantes no processo regulatório brasileiro.

O presidente da Abar, Fábio Augusto Alho, abriu o evento falando da  importância do curso para as agências de regulação. “Nós temos mais de 10 anos de agências no Norte do Brasil e durante este período nenhuma delas jamais participou de um curso de Introdução à Regulação. Isso representa a necessidade da consolidação das agências. E é isto que nós, da Abar, estamos criando. Mais de 100 servidores de todo o país, já participaram dos cursos efetivamente. Não só funcionários das agências reguladoras, mas também as concessionárias e os prestadores de serviço. Então nós estamos fazendo história na Regulação, no sentido de aprimorar a qualidade da prestação do serviço no Brasil”.

O curso é ministrado pelo Dr. Jadir Proença, economista e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Proença, comentou sobre o esforço da Abar em capacitar  os servidores. “Nós temos feito um esforço muito grande, por intermédio da Abar, para que possamos interiorizar este conhecimento adquirido ao longo dos anos, para as Agências de todo Brasil. A proposta é que fazer com que haja nivelamento por cima dos conhecimentos de regulação e de boas práticas regulatórias”.

O responsável do departamento de fiscalização de transportes da Arsam, Elton Cavalcante, comentou sobre a expectativa da realização do curso na região norte. “Este curso enriquece o nosso conhecimento, fazendo interação do Amazonas com o Brasil, devido a distância que estamos das grandes metrópoles brasileiras. A expectativa é que possamos interagir entre nós participantes e agregar conhecimentos e valores, dentro da regulação, uns aos outros”.

As próximas regiões a receber o curso são: Região Sudeste, em São Paulo, nos dias 15,16 e 17 de junho e Região Centro Oeste, em Brasília, nos dias 29,30 de junho e 1º de julho. Os participantes que completarem 80% do curso vão receber certificado.

Para conferir a programação completa entre no site da Abar www.abar.org.br.