Curso de Capacitação Regional ABAR – Brasília

1035

Com o tema “Metodologias de Análise de Impacto Regulatório”, a ABAR realiza nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, Curso de Capacitação Regional – Região Centro Oeste, 2016. O evento será realizado no auditório no Hotel Nobile Suítes Monumental, no Setor Hoteleiro Norte, Quadra 4; Asa Norte, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de junho, no site da Abar www.abar.org.br. Voltado para servidores das agências de regulação e empresas reguladas, o curso é dividido em três módulos e conta de 60 vagas. Os participantes que completarem 80% do curso vão receber certificado.

As palestras serão ministradas pelo economista e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Dr. Jadir Proença e pelo Cientista Político, autor do livro “Autonomia e Controle: Origens do Novo Marco Regulatório Antitruste e seus Efeitos sobre a Democracia“, Alexandre Gheventer. Alexandre também esteve em exercício no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Conselho Administrativo de Defesa Econômica e Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Atualmente é assessor da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República.

A programação vai discutir o Panorama da AIR; os Fundamentos econômicos da Análise Custo-Benefício; e as Ferramentas Para a Reforma e Melhoria da Qualidade da regulação. A ementa pretende abordar a sistêmica para a avaliação crítica dos potenciais, efeitos positivos e negativos das propostas alternativas de regulação e daquelas já existentes; Aplicação da análise custo benefício em decisões públicas; Diferenças, vantagens e desvantagens entre custo-benefício e custo-efetividade e a Análise Multicritério de impacto regulatório. Para conferir a programação completa clique aqui.

CAPACITAÇÃO 2016

A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) realizará durante todo ano cursos de capacitação regional em todo país. A programação faz parte do Plano de Capacitação de 2016, que para facilitar o deslocamento e minimizar custos, será realizado por regiões. A primeira região foi o Nordeste, em Fortaleza/CE; Região Sul, em Florianópolis/SC; Região Norte, Manaus/AM; Região Sudeste, em São Paulo/SP; e agora a Região Centro Oeste, em Brasília/DF.