Presidente da ABAR visita AGERGS e se reúne com o Governo do Rio Grande do Sul

523

alt

O Presidente da ABAR, Vinicius Benevides, participou no dia 23 de junho, em Porto Alegre, de uma série de encontros com autoridades estaduais em companhia do Conselheiro-Presidente Ayres Apolinário e os Conselheiros Eleonora da Silva Martins, Carlos Felisberto Garcia Martins e Alcebíades Santini, da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – AGERGS- e participou de reunião de trabalho com os dirigentes das agências reguladoras da região sul.

Ao acompanhar os dirigentes da AGERGS na reunião com o Governo do Rio Grande do Sul, Vinicius deu aval ao pleito da agência gaúcha (a mais antiga do País) que reivindica a possibilidade de recondução da diretoria após o fim do mandato, como acontece com todas as demais.

Na ocasião Vinicius entregou ao Governador do Rio Grande do Sul, o convite para participar, em agosto deste ano, do IX Congresso Brasileiro de Regulação, que será realizado em Brasília-DF.

Durante encontro com o vice-governador José Paulo Cairoli, que contou com a presença do Secretário de Turismo, o Presidente da ABAR recebeu a notícia sobre o interesse do Rio Grande do Sul vir a sediar a X Congresso da ABAR.

Para Vinicius Benevides, o Congresso é sempre uma excelente oportunidade para as entidades reguladoras, entidades reguladas, empresas de infraestrutura, indústrias e as diversas entidades interessadas no tema da regulação possam discutir o futuro do país. “Ainda nos desafia dar maior visibilidade à regulação junto a sociedade, e o Congresso é peça fundamental neste processo”, salientou.

A ABAR, que congrega 52 agências – federais, estaduais e municipais, tem procurado dar suporte técnico a este trabalho, criando plataformas de conhecimento para os reguladores de todo o País. Além dos debates sobre temas regulatórios, com a participação de representantes de todas as agências reguladoras, é esperada uma consistente presença de técnicos de referência nacional e internacional.

As palestras e os debates sobre os grandes temas selecionados – petróleo e combustíveis; energia elétrica e gás; telecomunicações, saneamento básico e recursos hídricos; transporte e logística; qualidade da regulação; transparência e controle social; aspectos jurídicos e institucionais da regulação- contará com a contribuição de técnicos internacionais, que terão a missão de transmitir o estado das artes das áreas de trabalho que representam.

No encontro com dirigentes das agências reguladoras do Sul, Vinicius agradeceu a participação que todas elas vêm manifestando ao IX Congresso da ABAR e pediu que este esforço se manifeste também durante a realização da 3ª Expo/ABAR, de 17 a 29 de agosto de 2015, em Brasília.

altalt