ANTAQ – Se reúne com delegação dinamarquesa

492

Representantes da ANTAQ e do governo dinamarquês se reuniram, em 7 de junho, no Rio de Janeiro- RJ. O objetivo do encontro foi retomar a aproximação entre os dois países em diversos temas.

O primeiro tema a ser abordado foi à política marítima dinamarquesa. Os europeus deram informações sobre seu sistema portuário e pediram explicações sobre o novo marco regulatório brasileiro. “Houve um debate sobre as mudanças no setor portuário brasileiro, quando alguns detalhes da nova lei foram apresentados, tendo em vista, principalmente, as perspectivas de investimentos privados por parte da Dinamarca”, disse o diretor da ANTAQ, Fernando Fonseca.

Para estreitar os laços entre os dois países, a delegação da Dinamarca propôs a assinatura de um memorando de entendimento que pretende desenhar os traços iniciais de uma cooperação mais ativa. Nessa mesma linha, ficou acertado que a Assessoria Internacional da Agência deverá manter o contato com a delegação e organizar um seminário Brasil-Dinamarca sobre as seguintes áreas: portuária, navegação marítima e navegação interior, bem como negociar o intercâmbio de especialistas entre os países.

O diretor Fernando Fonseca, a assessora internacional, Gabriela Costa, e o superintendente de Navegação Marítima e de Apoio, André Arruda, participaram da reunião. A delegação dinamarquesa foi representada pelo embaixador do país no Brasil, Svend Nielse, o conselheiro da Autoridade Marítima Dinamarquesa, Rasmus Raabjerg, e os diretores da Autoridade Marítima, Andreas Nordseth e Birgit Olsen.

alt
Representantes brasileiros e dinamarqueses discutiram temas relacionados ao transporte aquaviário


Fonte: ANTAQ